Guatemala é atingida por pelo menos 20 terremotos em 9 horas

Published on setembro 26, 2011 by   ·   1 Comment

24 de setembro de 2011

 

Pelo menos 20 tremores com magnitudes de 2,5 a 4,1 graus na escala Richter atingiram neste sábado o departamento de Santa Rosa, no sudeste da Guatemala, sem causar vítimas. O sismólogo Luis Arreola, do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala, afirmou à agência EFE que o primeiro tremor, de 3,6 graus, ocorreu às 3h25 (de Brasília) e o último, de 3,2 graus, às 11h49 (de Brasília).

O mais forte dos 20 tremores, de 4,1 graus, foi registrado às 6h57 (de Brasília). Esse sismo também foi sentido no ocidente de El Salvador com uma magnitude de 3,8 graus, sem causar vítimas nem danos, segundo o Serviço Nacional de Estudos Territoriais desse país. Arreola disse que no departamento de Santa Rosa, 60 quilômetros ao sul da capital, continua o enxame sísmico causado pela falha de Jalpatagua, que chega até a fronteira com El Salvador.

Desde o último mês de julho foram registrados na região 4.295 movimentos telúricos, de acordo com o relatório do Insivumeh. No dia 19 de setembro, Santa Rosa foi afetada por três fortes terremotos de entre 4,7 e 4,9 graus que deixaram um morto, três desaparecidos e 388 casas danificadas.

Segundo a Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), os tremores afetaram 2.574 pessoas e 1.930 continuam em dois albergues. Santa Rosa foi declarada em estado de calamidade pública na quarta-feira passada pelo governo a fim de atender os desabrigados e levar assistência humanitária.

FONTE

LEIA TAMBÉM: Assuntos Relacionados

Tags:  ,

Readers Comments (1)
  1. aurea disse:

    É quebradera geral ,é muita loucura. ,se conseguirmos ficar vivos já é uma grande vitória! Paz.





Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.

Receba nossas atualizações, é Grátis

Digite seu e-mail:

Clique no link em sua Caixa de Entrada ou Spam para confirmar a inscrição.
Categorias
.
.