ONU alerta para colapso de recursos hídricos até 2050

Published on agosto 18, 2009 by   ·   No Comments
18 ago 2009

Cientistas reunidos em uma conferência sobre a água financiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Suécia, fizeram um alerta em especial aos países asiáticos. Os governos precisam melhorar o uso dos recursos hídricos para enfrentar o aumento populacional e evitar no futuro uma falta crônica de alimentos.

A projeção dos especialistas vai até 2050. Estimativas sugerem que a população da Ásia deve aumentar em cerca de 1,5 bilhões de pessoas nos próximos 40 anos, o que aumentaria também a demanda por alimentos. A necessidade de uma melhor administração dos recursos hídricos é urgente independente do impacto do aquecimento global na região.

Segundo os estudiosos, os sistemas de irrigação em países do sul e leste asiático construídos nas décadas de 70 e 80 estão ultrapassados e necessitam de bilhões de dólares para serem modernizados, reduzindo a dependência dessas regiões de alimentos importados.

Essa é uma situação insustentável para um determinado país em desenvolvimento, acredita Colin Chartes, diretor do Instituto Internacional de Administração da Água (IWMI).

As previsões e conclusões da Conferência foram reunidas em um relatório conjunto do IWMI e da Organização de Alimentos e Agricultura da ONU publicado nesta segunda-feira (17).

fonte: Apolo11

LEIA TAMBÉM: Assuntos Relacionados

Tags:  ,

Readers Comments (0)




Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.

Receba nossas atualizações, é Grátis

Digite seu e-mail:

Clique no link em sua Caixa de Entrada ou Spam para confirmar a inscrição.
Categorias
.
.